15/05/2017
Prefeito determina instalação de centrais de ar compradas em 2012
Comprados há cinco anos, aparelhos continuam encaixotados enquanto que crianças sofrem com o calor na escola municipal Nossa Senhora de Nazaré, na Vila Nova Mutum.
Mais um caso de inoperância e descaso com a educação das crianças do município foi constatado pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB), na manhã de sexta-feira, ao visitar a escola municipal Nossa Senhora de Nazaré, na Vila Nova Mutum, onde centrais de ar compradas há cinco anos continuam encaixotadas, enquanto que os quase mil alunos que estudam nos três turnos são obrigados a suportar o forte calor nas salas de aulas.

A escola possui 14 salas de aulas e atende a 680 alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) de manhã e à tarde e mais 280 à noite, do ensino de Jovens e adultos. Comprados em 2012, os aparelhos não foram instalados e ligados devida a falta de subestação de energia elétrica. Na sexta-feira mesmo, ao visitar a escola, Hildon assinou a ordem de serviço para a instalação e construção da subestação.

De acordo com o secretário municipal da Educação, professor Zenildo Santos, os aparelhos estarão funcionando num prazo médio de 40 dias. Segundo ele, existem várias escolas no município com o mesmo problema. Não possuem climatização devido a falta de subestações, vez que as redes elétricas das escolas geralmente não suportam a carga exigida pelos aparelhos. Uma dessas é a escola João Ribeiro, que fica localizada à rua Andréia, entre as avenidas Pinheiro Machado e Calama, que somente nesta semana terá o sistema de climatização acionado depois da construção da subestação.

Segundo Zenildo, o projeto padrão das escolas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) não prevêem a subestação. “Isso depende da sensibilidade do gestor. As condições climáticas amazônicas são bem diferente do restante do país. É preciso ter pulso para contornar as dificuldades e agir”, disse o prefeito.

Afora a questão da climatização, Hildon elogiou os alunos e comunidade escolar como um todo pelo nível de organização e limpeza da escola, construída pelo consórcio Energia Sustentável, da usina Jirau. Como mensagem, o prefeito pediu as crianças que “estudem, estudem e estudem. Levem a sério seus estudos e no futuro poderão realizar todos seus sonhos. Tudo que conquistei na vida começou quando eu tinha o tamanho de vocês, nos bancos das escolas, estudando muito. Também quero pedir que não colem, sejam leais. O mundo de hoje não tem mais espaço para quem não faz as coisas certas”, advertiu Hildon.





 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法