04/12/2018
Crianças da Escola Municipal Antônio Ferreira têm livros publicados
Conforme o projeto, os pais interessados encomendam a versão impressa do livro e o aluno participa de um evento de autógrafos na escola. A sessão de autógrafos acontecerá na quarta-feira da próxima semana (12), às 19h, no auditório da OAB.
A equipe pedagógica da Escola Municipal Antônio Ferreira, na região central de Porto Velho, é só orgulho, e não é sem motivo, 170 alunos da instituição participaram do projeto ‘Estante Mágica’ e o resultado foi a publicação de suas histórias em livros coloridos e cheios de criatividade.

Segundo a gestora da unidade de ensino, Andreia Ferneda, a iniciativa partiu da professora Claudenice Luna. O filho da educadora teve uma historinha publicada através do projeto, que ambos tiveram contato em outra escola. A professora resolveu mostrar às crianças da Escola Antônio Ferreira a obra do filho, despertando neles a vontade de também virar autores. Em contato com a organização da plataforma educacional, disponível para estudantes de todo o país, a professora conseguiu levar o projeto à escola em que trabalha..

Foram mais de seis meses trabalhando o conteúdo dos livros, em sala de aula. “Os alunos escreviam, desenhavam, tiravam dúvidas, trocavam ideias, e se dedicavam em suas criações. Foi um aprendizado e tanto. Uma forma também dessas crianças reconhecerem, nomearem e lidarem com os próprios sentimentos”, disse a professora que, após os estudantes concluírem suas histórias, digitalizou todo o conteúdo e enviou para o ‘Estante Mágica’, que fez a edição, revisão e os transformou em e-books (livros eletrônicos), disponibilizados gratuitamente à escola e à família de cada aluno, por meio de endereço na internet.

Conforme o projeto, os pais interessados encomendam a versão impressa do livro e o aluno participa de um evento de autógrafos na escola. A sessão de autógrafos acontecerá na quarta-feira da próxima semana (12), às 19h, no auditório da OAB.

INCLUSÃO

Os temas foram livres e a criançada não poupou criatividade e assunto, que vão desde suas biografias a temas como meio ambiente, família, brincadeiras preferidas, sobre o bairro e cidade em que elas vivem, seus amigos etc.

Nesse projeto também participaram crianças com deficiências e síndromes. “Os deficientes visuais nos relatavam suas histórias e a gente escrevia. Os colegas de sala colaboraram desenhando a capa do jeitinho que eles gostariam. E já solicitamos que uma editora publique em braile. Outros alunos com síndrome de Down e autistas também participaram e foi uma verdadeira inclusão”, relatou a direção da escola.

Para a diretora da Escola, Andreia Ferneda, este será um projeto que ficará para sempre na história da unidade e marcado na vida dos estudantes e de suas famílias. “É como os próprios idealizadores do Estante Mágica falam, esse projeto dá a chance de cada aluno publicar o próprio livro, de emocionar seus pais, que veem o filho sendo homenageado em um evento de autógrafos e deixa nos professores encantados. Sem contar que essas obras eternizam a nossa equipe pedagógica ao orientar a obra literária de cada aluno, portanto, estamos imensamente realizados”, destacou.

ESTANTE MÁGICA

Essa iniciativa, que iniciou em 2009, consiste em uma plataforma educacional gratuita que, em parceria com escolas, já transformou mais de 240 mil alunos em autores do próprio livro. Fundada em 2009 com o objetivo de ajudar a educação brasileira, a Estante Mágica chegou a esse projeto literário depois de escutar muitas escolas.

Após detectarem diversos desafios educacionais, Pedro Concy e Robson Melo, fundadores da empresa, chegaram à conclusão de que desenvolver plenamente a leitura desde a infância é o principal caminho para transformar a educação brasileira. Na plataforma educacional, a escola parceira tem acesso a diversos projetos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Esses projetos trabalham as chamadas habilidades de vida, que englobam conceitos como cooperação, comunicação e criticidade.

Na plataforma, a escola seleciona um dos projetos e o professor o aplica em sala de aula. A partir dele, os alunos são estimulados e produzem suas próprias histórias, que são digitalizadas e transformadas em livros de verdade. Num primeiro momento, as histórias são transformadas em e-books e disponibilizadas gratuitamente à escola e à família de cada aluno.

Em seguida, os pais interessados encomendam a versão impressa do livro e o aluno participa de um evento de autógrafos na escola. Esse evento é a culminância do projeto literário e reúne toda a comunidade para homenagear os autores.








 

Fonte: PMPV
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