05/12/2018
Escola Bilíngue de Porto Velho está com matrículas abertas
Os familiares devem se atentar para não deixarem para depois a busca pelo ensino, de acordo com Sirléia Araújo, diretora da Escola Bilíngue. Para saber mais, basta visitar a escola que está localizada na Rua Litorânea, nº 4898, no Flodoaldo Pontes Pinto.
Pioneira e única em Rondônia, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue de Porto Velho está com matrículas abertas para novos alunos para o ano letivo de 2019. Cada vaga é prioritária para quem tem deficiência auditiva do pré-escolar ao 5º ano. Atualmente, a escola atende 86 estudantes, sendo 50% surdos e outros 50% ouvintes e com um corpo docente de 11 professores especialistas em educação de surdos.

Os familiares devem se atentar para não deixarem para depois a busca pelo ensino, de acordo com Sirléia Araújo, diretora da Escola Bilíngue. "Seria importante que criança tivesse o primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na primeira infância, participando de uma estimulação precoce, pois na vida adulta ela já estaria com o conceito do mundo. Mas, muitas famílias, por desconhecerem essa metodologia bilíngue, deixam a criança com surdez em casa ou colocam numa escola regular [com aulas orais] e isso dificulta o seu aprendizado".

Segundo Sirléia, também há o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contra-turno para aquelas crianças com algum grau de surdez ou algum de deficiência diversa. Nesse caso, pode ser feita uma duplicidade de matrícula para quebrar as barreiras linguísticas e pedagógicas que interferem na inclusão escolar dos alunos com surdez.

O Plano Nacional de Educação (PNE), através da Meta 4, assegura a Educação Bilíngue para crianças surdas, através de classes ou em escolas bilíngues.

Apoio às famílias

O servidor público Jailton Delogo, cedido voluntariamente ao Município pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) para desenvolver um trabalho de inclusão social, destacou que a Escola Bilíngue representa um alento aos pais, além do caráter pedagógico. "Muitos pais não sabem como alfabetizar ou cuidar de seus filhos com deficiência e, esse lugar, dá esse apoio", disse. "O cidadão para estar verdadeiramente inserido num contexto social precisa passar pela Escola, pois se torna mais instruído, se expressa e entende melhor", complementou.

Serviço

Os documentos necessários são: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, foto 3x4 do estudante e, ainda, documentos pessoas dos familiares. Caso venha de outra escola, é preciso apresentar o comprovante de matrícula da rede. Para saber mais, basta visitar a escola que está localizada na Rua Litorânea, nº 4898, no Flodoaldo Pontes Pinto.






 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法