14/02/2019
Rondônia é destaque em transparência regional e nacional
Estado ficou entre os 10 primeiros do país e é o primeiro da Região Norte. Nota atual é de 8.64 na escala que vai até 10.
O estado de Rondônia é mais uma vez destaque positivo no cenário nacional, o quesito desta vez é a transparência do governo estadual. O estado obteve na avaliação da Controladoria Geral da União (CGU) nota de 8.64, numa escala que vai até 10 em transparência.

Os critérios adotados para a avaliação podem ser divididos em dois blocos: Transparência Passiva e Transparência Ativa. Cada bloco corresponde a 50% da nota da avaliação.

Para realizar a avaliação da transparência passiva, além da verificação de existência de canais de atendimento ao cidadão, foram feitos 3 pedidos de acesso à informação, por usuários diferentes, para cada ente. Ao fazer as solicitações, os especialistas não se identificaram como funcionários da CGU. O conteúdo dos pedidos foi pré-definido e o mesmo para cada município e estado. Depois, os avaliadores analisaram as respostas recebidas.

Já em relação à transparência ativa - que se refere à publicação de informações proativamente na internet - os avaliadores consultaram os sites e portais de transparência dos entes federativos  e verificaram a publicação das informações.

Conforme a CGU, os itens avaliados em cada bloco foram escalonados possibilitando verificar se o critério foi aten­dido integralmente, parcialmente ou não atendido.Todos os itens avaliados tem uma pontuação correspondente atribuída, com base no cumprimento ou não do requisito de transparência ativa ou de transparência passiva até uma pontuação máxima de 100 pontos.

Em regra, a resposta SIM gera pontuação máxima do quesito e a resposta NÃO gera pontuação 0, segundo a CGU.

A nota final é obtida convertendo-se a nota alcançada para a base 10.

No resultado final, o pior estado da Região Norte é o Amapá (AP) que obteve a nota final de 5.99 e Rondônia o melhor, com nota de 8.64.



Entre os municípios a capital, Porto Velho, teve nota 9.59 a mesma que Ji-Paraná, na Região Central do estado.

Na classificação geral da CGU, Porto Velho ficou em 16º lugar, perdendo para Cacoal, que obteve nota 9.62 e ficou em 12º lugar. A pior posição ficou com Vilhena, no Cone Sul, que obteve nota 6.19 e ficou na 361ª posição na classificação geral do órgão.   


O estudo completo pode ser acessado no Portal da Transparência no site da CGU

Já no Portal da Transparência de Rondônia, o cidadão pode ficar de olho nos gastos do governo, com viagens e diárias, além do gasto mensal da folha de pagamento.

No Portal também é possível ver a remuneração dos ex-governadores do estado de Rondônia.








 

Fonte: Redação Notícias RO
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法