02/03/2016
Desmembramento da Unir pode trazer duas novas Universidades Federais para Rondônia
Objetivo do projeto é suprir o déficit de vagas universitárias públicas existentes no estado. Oficialização da criação pode levar até dois anos.

A criação de duas novas universidades federais no estado foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun). As duas, uma na região central e outra no sul do estado, surgiriam do desmembramento da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir). 

O próximo passo, será o envio do processo para o Ministério de Educação e Cultura (MEC), para os encaminhamentos necessários para o desmembramento. Segundo o comitê, o principal objetivo e benefício da criação é suprir o déficit de vagas universitárias públicas existentes no estado.

Segundo professor e membro da comissão de desmembramento, Késsio Gonçalves Leite, desde os anos 90, já se discute a possibilidade da criação de novas universidades no estado. Mas, foi em 2012 que o campus de Ji-Paraná, região central do estado, começou a realizar reuniões periódicas para discutir melhor a possibilidade. A movimentação se expandiu para os outros campi e, em 2013, foi formalizado o processo de desmembramento.

Novas universidades

A proposta é que sejam criadas duas novas universidades, totalizando três instituições federais no estado. Uma delas seria na região central, onde os campi de Ji-Paraná e Presidente Médici, se tornariam a Universidade Federal Central de Rondônia, e outro na região sul do estado, com os campi de Vilhena, Rolim de Moura e Cacoal, formando a Universidade Federal Oriental de Rondônia. A Unir permaneceria com os campi de Porto Velho, Ariquemes e Guajará Mirim.

No Brasil, das últimas 19 novas universidades federais, oito delas surgiram de um desmembramento. O tempo médio para a criação de novas universidades, criadas por desmembramento no Brasil, é de 17 meses levando-se em consideração a tramitação. Agora, depois de aprovado no Consun, o processo passa pela elaboração do projeto de lei. A comissão acredita que a oficialização da criação pode levar até dois anos.





 



Fonte: Redação
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法