04/03/2016
Centro de Referência Saúde da Mulher realiza pré-natal de alto risco e Planejamento familiar
O Centro funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.
  Foto: Roseval Guzo/PMPV/Reprodução
O Centro de Referência Saúde da Mulher, da Secretaria municipal de Saúde (Semusa) realiza o acompanhamento do pré-natal de alto risco, planejamento familiar e outros serviços voltados para atenção da mulher como mastologia e exames ginecológicos. Marcelo Tenório Matos, diretor do Centro de Referência, conta que no ano passado foram realizados 10. 371 atendimentos no local, destes 2. 923 eram casos de Planejamento Familiar e 1.063 Pré-natais de grávidas de alto risco. “Neste ano temos uma meta de aumentar o atendimento em vinte por cento. Aqui recebemos casos considerados de risco encaminhados de Unidades Básicas, Centro de Especialidade e Maternidade Municipal. Temos uma equipe multidisciplinar que realiza o atendimento psicólogo, assistente social, enfermeiros e médico ginecologista que realiza o acompanhamento no planejamento familiar e pré- natal quando acontecem diariamente mudanças decorrentes da gravidez. Nossos médicos aqui chegam cedo e os atendimentos não demoram porque nosso público é específico”, afirma o diretor.

A Ginecologista Obstetra Claudete Martins de Lima, possui 25 anos de profissão e trabalha com o pré-natal de alto risco. “No meu serviço verifico uma quantidade grande de pacientes diabéticas. Só nos meus registros tenho quarenta e três que acompanho durante toda a gestação e em algum caso até o parto quando vão para o Hospital de Base, local em que são feitos partos de risco. Verificamos outras patologias que as gestantes também apresentam como problemas de tireoide, hipertensão arterial, toxoplasmose, cardiopatia. Acontece muito de algumas gestantes serem encaminhadas para o Centro de Referência já no final da gestação e isso complica muito a sua situação. Pois, o acompanhamento deve ser realizado desde o início. No caso do planejamento familiar indicamos todos os métodos contraceptivos, colocação de DIU, comprimidos e injeções. No meu caso eu faço essa indicação para a mãe quando está de resguardo”, explica Claudete. 

Ester Barreto da Silva, grávida de 31 semanas, foi atendida no pré-natal de alto risco. “Tive quatro abortos seguidos. Estou sendo assistida pelos profissionais daqui. A médica ouve os batimentos do coraçãozinho, pede exames e depois retornamos aqui. Me sinto mais segura sendo acompanhada. A previsão da minha filha nascer é no final de abril”, sorriu Ester. 

Noeli Nunes de Lima, assistente social, conta que a paciente acolhida na recepção faz um primeiro atendimento em que são recolhidas informações e depois passa por uma equipe multidisciplinar. “As pessoas que trabalham aqui são especialistas. Nosso trabalho é dinâmico e pelo menos uma vez por mês esta paciente passa por assistente social e psicólogo. Pois, existem casos que chegam para nós que são mulheres que foram abusadas, sofreram violência doméstica e até mesmo adolescentes grávidas ou pacientes soropositivos que também são acompanhadas pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAI) que atende ao público juvenil”, disse a  assistente social. 

O Centro de Referência Saúde da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. Está localizado no Espaço Mulher, na Avenida Venezuela, bairro Embratel, ao lado da Maternidade Municipal, que reúne diversos órgão de apoio ao gênero como Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, o Conselho Municipal do Direito da Mulher e o Centro de Referência que atende a mulher vítima de violência. 




 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法