20/05/2019
Colegiado do Conselho Estadual de Saúde elege Elzilene Nascimento da CUT como nova presidente
Esta eleição emergencial ocorreu após um período de incertezas, provocado por um questionamento do MP, que ingressou com o processo, alegando que ex-presidente do CES estaria à frente do Conselho pelo terceiro mandato consecutivo, o que contrariaria o Regimento interno do Órgão.
Em reunião realizada nesta terça-feira (14), o Colegiado do Conselho Estadual de Saúde (CES) elegeu como nova presidente a conselheira Elzilene Nascimento, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), para completar o mandato da atual gestão até dezembro próximo. Elzilene, mais conhecida como Elzi, obteve o voto de dez conselheiros, representando 62,5% do quórum; o outro conselheiro na disputa obteve seis votos.

Esta eleição emergencial ocorreu após um período de incertezas, provocado por um questionamento do Ministério Público Estadual (MP), que ingressou com o processo nº 7006063-66.2019.8.22.0001, alegando que ex-presidente do CES, Raimundo Nonato Soares, estaria à frente do Conselho pelo terceiro mandato consecutivo, o que contrariaria o Regimento interno do Órgão.

A solução para o impasse ocorreu em uma Audiência Conciliação realizada em 29/04/2019, sob a presidência do Juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, na qual ficou estabelecido, por acordo, que Raimundo se afastaria da presidência e o Colegiado do CES teria autonomia para definir uma solução para a vacância do cargo de presidente.

Após a Audiência de Conciliação, assumiu interinamente a presidência do CES o conselheiro vice-presidente, João Evangelista Maia, que presidiu o Conselho até esta terça-feira (14), quando o Colegiado do CES decidiu que a solução para a vacância na presidência, seria a eleição de um novo presidente para concluir o atual mandato, que termina em dezembro de 2019.

A continuidade do ex-presidente no cargo tinha o apoio da grande maioria do Colegiado, que o havia reeleito para um terceiro mandato em decorrência de uma interpretação do Regimento Interno, de que ele exerceu os dois primeiros mandatos como conselheiro de uma entidade e no terceiro ele estava como conselheiro de uma outra instituição. Foi esta interpretação que foi questionada pelo MP e resultou na ação judicial.

A nova presidente do CES, Elzilene Nascimento, destacou que “o trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Raimundo e pelo Colegiado do CES prosseguirá normalmente, inclusive com o importante apoio do nosso ex-presidente que continua como conselheiro. Além do permanente trabalho de fiscalização da saúde em todo Estado, teremos que organizar a recomposição das entidades que compõem o conselho, tarefa que precisa ser concluída antes da nova eleição em dezembro”.








 

Fonte: CUT-RO
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法