13/08/2019
Rondônia tem meta de alcançar 85% da cura da tuberculose
Em 2018 foram notificados 690 novos casos de tuberculose no Estado, mas em contrapartida Rondônia se aproximou da meta de cura estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 85% dos casos.
A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) tem traçado estratégias para combater o surgimento de novos casos de tuberculose e o abandono do tratamento, com foco na cura da doença. Em 2018 foram notificados 690 novos casos de tuberculose no Estado, mas em contrapartida Rondônia se aproximou da meta de cura estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 85% dos casos. O Estado alcançou cerca de 79%, graças as estratégias adotadas, entre elas a Reunião de Monitoramento e Avaliação dos casos de Tuberculose que é a realizada todos os anos.

Este ano, a reunião está marcada para acontecer nos dias 13 e 14 deste mês, no auditório do Rondon Palace Hotel, das 8h da manhã às 18h. O evento tem como proposta avaliar o cenário da doença em Rondônia e o trabalho das equipes de saúde, no combate à doença.

“Nós vamos fazer o encerramento dos casos da doença juntos aos municípios, para melhorar os dados, aumentar o número de pacientes curados, reduzir os índices de abandono do tratamento, e chegar a soluções que tragam resultados ainda melhores”, destacou Clenice Gomes, técnica da coordenação estadual.

A tuberculose ainda é uma doença que preocupa a saúde pública, devido aos casos de abandono do tratamento, que deve ser de no mínimo seis meses. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento e a medicação de forma gratuita, porém muitos pacientes deixam de tomar os remédios, acreditando estarem curados da doença, logo nos primeiros sinais de melhora.

Os sintomas mais comuns são tosse com ou sem secreção, cansaço excessivo, febre, suor noturno, falta de apetite, entre outros. Ao sentir estes sintomas, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde.








 

Fonte: Anayr Celina - Secom/Governo de Rondônia
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法