15/11/2019
Rondônia tem 24 casos confirmados de leptospirose em 2019; uma pessoa morreu
Segundo a Agevisa, os 24 casos confirmados correspondem a um levantamento feito pela Agevisa até 8 de novembro. Uma pessoa de Cacoal morreu este ano, após ser contaminada pela bactéria Leptospira.
Rondônia registrou 24 casos de leptospirose em 2019, segundo levantamento divulgado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). O número representa uma média de 2,1 casos por mês, desde janeiro.

Segundo a Agevisa, os 24 casos confirmados correspondem a um levantamento feito pela Agevisa até 8 de novembro. Uma pessoa de Cacoal morreu este ano, após ser contaminada pela bactéria Leptospira.

O levantamento revela uma queda de 11% nos casos de leptospirose em comparação ao ano passado, quando foram confirmados 27 casos e três óbitos. Porém, como 2019 ainda não terminou, a Agevisa diz que os dados podem aumentar até o fim de dezembro.

Como se pega a leptospirose?

Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminadas poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais freqüentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas).

Quanto tempo demora para a doença aparecer?

Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com a enchente. Na maior parte dos casos, aparece 7 a 14 dias após o contato.

Como é feito o tratamento da leptospirose?

O tratamento é baseado no uso de antibióticos, hidratação e suporte clínico, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados.

Como evitar a doença?

Evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).








 

Fonte: Jeferson Oliveira - Rede Amazônica
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法