19/11/2019
Em dez meses, Hospital de Base realizou 49% a mais de cirurgias eletivas em relação a 2018
Com isso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realizou 11.570 cirurgias em números parciais em 2019. Em 2018 foram 7.903. As cirurgias acontecem no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP).
As cirurgias eletivas,  são aquelas  agendadas e sem caráter de urgência, apresentaram um crescimento de 49% de janeiro a outubro deste ano comparado a todo ano de 2018. Com isso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realizou 11.570 cirurgias em números parciais em 2019. Em 2018 foram 7.903. As cirurgias acontecem no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP). O maior volume de cirurgias foi na especialidade de ortopedia (3323), seguido da oftalmologia (2078).

Chegar a este resultado não foi fácil e exigiu bastante da equipe tanto administrativa quanto dos especialistas no HBAP. É o que explica o secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, que entre as barreiras encontradas ao assumir a gestão encontrou a falta de material para algumas especialidades como: cardíaca e bucomaxilo, além de equipamentos quebrados.

“Assumimos o ano sem material comprado para cirurgias cardíacas, nós entramos em contato com o dono da empresa que ganhou a licitação para pedir que enviasse rapidamente, antes do prazo, o material para que as cirurgias não parassem e, mesmo assim, ainda realizamos mais procedimentos desta especialidade do que todo o ano de 2018.”

O secretário também pontua que o mesmo aconteceu em relação aos procedimentos de bucomaxilofacial. “O processo de licitação demorou quase dois anos, sofreu impugnações e o material foi entregue em julho e todos os pacientes que aguardavam, tanto no HBAP como no JPII, foram operados.”

Mesmo com algumas dificuldades, o número até o final do ano deve chegar a 65% a mais no total de cirurgias. Para isto, algumas estratégias foram adotadas pela Sesau como: contratação de uma empresa terceirizada para realização do mutirão de cirurgias de catarata. E também o corujão de cirurgias pediátricas no período noturno no Hospital de Base.

Também foi contratado um hospital para realização de cirurgias de cálculo renal de urgência para suprir a demanda até que o procedimento se normalizasse no Hospital de Base, o que aconteceu depois que um novo equipamento para realização do procedimento foi comprado pela secretaria.

“Fechar o ano com aumento de 65% depois de enfrentar tantas dificuldades que tivemos quando assumimos a gestão em janeiro, com orçamento do ano passado, e um déficit enorme, significa que estamos no caminho certo, não resolvemos tudo, as filas são grandes, mas estamos trabalhando para isto”, destaca o secretário da pasta.

E para fechar o ano, a boa notícia é a compra de um novo equipamento, angiógrafo, para a hemodinâmica, o equipamento realiza procedimentos diagnóstico e terapêutico nas áreas cardiovascular, neurovascular, arteriografias abdominal, membros e cerebral. A  Sesau abriu o processo para compra com recurso próprio. O equipamento custa mais de R$ 3 milhões.







 

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法