27/05/2020
Justiça interdita frigorífico com contaminação em massa de Covid-19
Segundo apurado, até a segunda-feira (25) já haviam sido confirmados 29 casos da doença entre funcionários da empresa, muitos dos quais permaneceram trabalhando, mesmo após apresentar sintomas característicos da infecção.
Um frigorífico de São Miguel do Guaporé (RO) foi interditado pela justiça por causa de contaminação em massa de Covid-19 entre os trabalhadores, o Mistério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), por intermédio da Promotoria de Justiça de São Miguel do Guaporé, e o Ministério Público do Trabalho (MPT RO/AC), por meio da Procuradoria do Trabalho no Município de Ji-Paraná, ingressaram com Ação Civil Pública e conseguiram a interdição da unidade que tem  mais de 20 funcionários foram diagnosticados com Covid-19.

Segundo o site do MPT RO/AC, na Ação Civil Pública consta que o próprio MPT e o MP tinham em andamento procedimentos extrajudiciais deflagrados a partir do recebimento de denúncias acerca de irregularidades no funcionamento do frigorífico, segundo o o site "notadamente pelo desrespeito às normas sanitárias vigentes para contenção do coronavírus durante o período de pandemia".

Consta que há casos de subnotificação suspeitos ou confirmados da Covid-19 às autoridades de vigilância sanitária e epidemiológica do município, além do não afastamento de trabalhadores com sintomas característicos da doença.

Segundo apurado, até a segunda-feira (25) já haviam sido confirmados 29 casos da doença entre funcionários da empresa, muitos dos quais permaneceram trabalhando, mesmo após apresentar sintomas característicos da infecção.

Segundo o MPT RO/AC, a empresa não ofertou aos seus funcionários qualquer teste para detecção da doença e tampouco realizou encaminhamento dos trabalhadores para a coleta dos exames, mesmo nos casos em que eram evidentes os sintomas característicos do novo coronavírus.

Esses trabalhadores só obtiveram a confirmação da doença quando procuraram, por iniciativa própria, laboratórios particulares ou públicos. Até o momento do ajuizamento da ação e da liminar concedida pela justiça, já existia um óbito entre funcionários do frigorífico e outros cerca de 40 trabalhadores ainda aguardavam a coleta e/ou resultados dos seus testes.

A empresa

"A JBS não foi notificada sobre o assunto e reitera que tem como objetivo prioritário a saúde de seus colaboradores. A Companhia ressalta que desde o início dessa pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 em suas unidades conforme as orientações dos órgãos de saúde e do Hospital Albert Einstein, além de especialistas médicos contratados pela Companhia para apoiar na implantação rigorosa de medidas para a proteção de seus colaboradores", disse em nota.

A empresa afirma ainda que fez as seguintes ações preventivas em seu frigorífico:
  • Afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco como maiores de 60 anos, gestantes e todos os que tiveram recomendação médica;
     
  • Ampliação da frota de transporte;
     
  • Desinfecção diária das unidades;
     
  • Medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas;
     
  • Vacinação contra gripe H1N1 para 100% dos colaboradores;
     
  • Ações de distanciamento social;
     
  • Forte comunicação de prevenção e cuidados, entre outras.

Na ação, MP E MPT RO/AC pedem a condenação da empresa na obrigação de implementar todas as providências necessárias para garantir a saúde dos seus trabalhadores, além da condenação no pagamento de danos morais coletivos, em montante não inferior a R$ 20 milhões, a ser revertido para ações de melhoria da saúde da comunidade local, tendo em vista que os danos à saúde extrapolaram o âmbito interno da empresa.

São Miguel do Guaporé temcerca de 25 mil habitantes e, até o momento, tem mais de 80 casos confirmados de coronavírus.








 

Fonte: Redação Notícias RO
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法