06/06/2025
Visita guiada à Estação de Tratamento de Água reforça importância da água tratada em Buritis
Um estudo realizado pela Universidade Federal de Rondônia revelou a contaminação dos poços analisados em Buritis.
A Águas de Buritis realizou uma visita guiada à Estação de Tratamento de Água (ETA) por meio do programa Portas Abertas. A atividade contou com a participação de cerca de 100 alunos da Escola Municipal Josué de Castro e teve como objetivo promover a educação ambiental e despertar a consciência sobre a importância do uso da água tratada, além do consumo consciente. 

Durante a visita, os estudantes puderam acompanhar de perto as etapas do processo de tratamento, desde a captação até a distribuição da água, além de receber orientações sobre como evitar o desperdício e preservar os recursos naturais. A ação integra o calendário de atividades da concessionária voltadas à educação ambiental.

“Foi uma experiência muito boa, poder trazer nossas crianças para conhecer esse espaço, nessa semana do meio ambiente, para trazer aquela consciência de preservação do meio ambiente. A questão do desperdício de água e como é realizado o tratamento da água, como chega a água na casa deles, e está sendo uma verdadeira aventura para eles”, afirmou Vanessa Souza, Supervisora educacional da Escola Municipal Josué de Castro. 

Segundo a supervisora, a visita foi uma oportunidade de aprendizado que contribuirá para a formação das crianças. Além de conhecerem de perto o funcionamento da estação de tratamento, elas poderão compartilhar esse conhecimento com suas famílias, ampliando ainda mais o alcance das informações sobre a importância do saneamento.

“As crianças são grandes multiplicadoras de conhecimento, e o nosso objetivo com essa iniciativa é apresentar, de forma clara e acessível, como funciona o processo de tratamento da água e conscientizar sobre a importância do consumo de água tratada. Em Buritis, uma pesquisa da UNIR apontou contaminação nos poços amazônicos, o que reforça ainda mais a relevância do nosso trabalho em garantir saúde e qualidade de vida para a população”, relatou Alessandro Santos, analista de responsabilidade social. 

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) revelou a contaminação dos poços analisados em Buritis que apresentaram a presença de coliformes fecais, incluindo a bactéria Escherichia coli, indicando presença de fezes humanas ou animais na água. 

A pesquisa, realizada entre outubro e novembro de 2023, identificou poços contaminados em todos os bairros da cidade, afetando inclusive estabelecimentos comerciais como padarias e restaurantes. Apesar de Buritis contar com sistema de tratamento e distribuição de água, parte da população ainda utiliza poços como principal fonte de abastecimento. 

Em contrapartida, a água fornecida pela rede pública, sob responsabilidade da Águas de Buritis, atende integralmente aos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde. As amostras coletadas no sistema público não apresentaram qualquer tipo de contaminação, comprovando a segurança da água distribuída à população.

A Águas de Buritis faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado em saneamento. Em Rondônia, atua no estado, por meio das concessionárias Águas de Rolim de Moura, Águas de Pimenta Bueno, Águas de Ariquemes e Águas de Buritis e Águas de Jaru.







 

Fonte: Águas de Buritis
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法