20/03/2017
Justiça de Rondônia utiliza aplicativo Whatsapp para sustentação oral em sessão da Câmara Cível
Para o desembargador Marcos Alaor, "a tecnologia está aí para nos servir, e basta um pouco de boa vontade de todos para que as coisas funcionem". Em abril de 2016, a mesma Câmara Cível utilizou a videoconferência para a primeira sustentação oral pela internet, prática adotada desde então pelo TJ.

O pioneirismo do Tribunal de Justiça na utilização de ferramentas tecnológicas teve mais um episódio nesta terça-feira, dia 14 de março, quando, para garantir o direito de sustentação oral a um advogado do interior do estado, foi utilizado o whatsapp durante a sessão da 2ª Câmara Cível. A sustentação foi feita por meio de imagens e áudio, conforme permite o aplicativo.

Diante de um problema técnico no sistema do TJRO, verificado de última hora, o qual inviabilizaria o julgamento do processo, causando o seu adiamento, o relator, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, propôs ao advogado Miguel Ângelo Folador, utilizarem o whatsapp para ser feita a sustentação oral por este meio de comunicação. Aceito pelo advogado, "colocamos o telefone, que é de um bom tamanho, ao alcance da visão de todos e próximo ao microfone para que o sistema da sala de audiências amplificasse o som a fim de que todos pudessem acompanhar a sustentação", explicou o desembargador.

Para o desembargador Marcos Alaor, "a tecnologia está aí para nos servir, e basta um pouco de boa vontade de todos para que as coisas funcionem, motivo pelo qual agradeço a colaboração do Dr. Miguel Ângelo nesta experiência", acrescentou o relator.

Em 13 abril de 2016, a mesma Câmara Cível utilizou a ferramenta de videoconferência para a primeira sustentação oral pela internet, prática que vem sendo adotada desde então nas duas câmaras cíveis do TJRO, sempre que é requisitada pelos advogados de fora.

Dessa vez, o problema momentâneo de conexão permitiu a utilização do aplicativo de videoconferência disponibilizado pelo whatsapp, como plano "B", garantindo a prerrogativa do advogado de sustentar oralmente suas razões no julgamento da causa, sem retardo na prestação jurisdicional.






 



Fonte: Redação
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法